Etiquetas Adesivas

CONHEÇA OS VÁRIOS TIPOS DE ETIQUETAS ADESIVAS

Praticamente todos os tipos de áreas existentes no mercado utilizam algum tipo de etiqueta para sinalizar alguma informação necessária para seus consumidores. As etiquetas adesivas, assim como os outros tipos, fazem parte da classificação chamada materiais autoadesivos.

Esses materiais estão presentes, a todo momento, no dia a dia das pessoas, seja nos produtos vendidos nos estabelecimentos comerciais como papelarias, farmácias e lojas em geral, nas gôndolas dos supermercados, na identificação de pastas de documentos em escritórios e outros locais comuns.

A presença de etiquetas nos produtos que consumimos, atualmente, é tão comum que pode passar despercebida. E apesar de se tratarem, geralmente, de itens com tamanhos menores, existem diversas tecnologias envolvidas em seu processo de produção.

As etiquetas adesivas são verdadeiros elementos visuais para os produtos. Quando corremos os olhos em uma gôndola de um supermercado, por exemplo, é automático que eles visualizem aquelas que possuem mais cores ou formatos diferenciados. Possuir uma etiqueta com design diferente pode, em alguns casos, ganhar o consumidor e, portanto, fazer com que o seu produto tenha uma melhor saída em relação às vendas, se comparado aos demais.

Essa capacidade de “ganhar” o olhar do consumidor é muito importante, visto que atualmente, independente da área de atuação, existe uma grande quantidade de opções de marcas e produtos nos mercados e estabelecimentos comerciais.

FUNÇÕES DAS ETIQUETAS ADESIVAS

Como podem ser encontradas em diversos tipos de materiais, tamanhos, técnicas de impressão, formatos e cores, praticamente todos os segmentos podem utilizar das etiquetas adesivas para os mais diversos fins, como:

  • Compartilhar informações importantes
  • Informar preços
  • Organizar e separar produtos, alimentos e documentos
  • Identificar presentes
  • Indicar promoções em ramos variados

TIPOS DE ETIQUETAS ADESIVAS

Como podem estar presentes nos mais variados mercados existentes, existem uma grande variedade de tipos de etiquetas para que as pessoas que precisam deste tipo de material possam escolher o melhor modelo conforme as necessidades existentes.

Simples

Assim como o nome já revela, trata-se do modelo mais simples e, portanto, comum a ser comercializado. As etiquetas adesivas desse tipo são constituídas de papel e, geralmente, são usadas para rotular produtos. Como é um modelo mais simples, não costuma apresentar acabamentos detalhados como efeitos de brilho sobre sua superfície, por exemplo.

Por isso, não é indicado anexá-las em produtos que podem passar por situações que envolvam mudanças de temperaturas ou contato com substâncias líquidas, por exemplo, pois isso pode fazer com que ela se desfaça. Esse tipo, além de ser usado na rotulação, também costuma ser usado para indicar códigos de barras e para selar e identificar pacotes.

Resistentes à água e outras substâncias

Esse tipo é mais resistente e durável caso sejam expostas a situações que envolvam líquidos ou outros tipos de substâncias químicas. A utilização dessas etiquetas adesivas costuma ser comum em produtos de supermercados que são embalados e que vão às geladeiras, por exemplo, pois é necessário que a informação nas etiquetas adesivas não se perca.

Os materiais que constituem etiquetas adesivas desse tipo são colas resistentes e filmes plásticos que não se desfazem caso tenham contato, mesmo que direto, com situações que envolvam água e outras substâncias. Por isso, a utilização desse modelo é útil no caso de informar os consumidores sobre informações relacionadas a perigos que o produto pode oferecer.

Removíveis

Caso a utilização da etiqueta envolva situações em que ela precise ser retirada definitivamente do produto ou que ela precise ser descolada e depois colada novamente no mesmo ou em outro local, as etiquetas removíveis representam uma boa opção. Assim como seu nome diz, esse modelo consegue ser removida com facilidade da superfície em que está colada e, na maioria das vezes, não deixa resquícios no produto.

Pense, por exemplo, quando você compra um jogo de panelas ou um jogo de copos de vidro: ao chegar em casa, as etiquetas coladas nos produtos devem ser retiradas para que seja possível utilizar os produtos. Quando recebemos cartões de banco em casa essas etiquetas também estão presentes, pois é possível retirá-las.

Especiais

Como se trata de um mercado extremamente amplo, as novidades relativas à tecnologias vem sendo constantemente lançadas, possuindo capacidade de atender os mais variados tipos de mercados e clientes.

Entre as opções mais comuns estão as etiquetas adesivas fluorescentes, que são constituídas de tintas e outros tipos de materiais com efeitos fluorescentes. Esse modelo costuma ser bastante utilizado em situações em que são necessárias chamar a atenção do consumidor, como em promoções, por exemplo.

Outro modelo especial são as etiquetas casca de ovo, que são constituídas de um produto chamado vinil destrutível. Quando são removidas do produto, não podem ser reutilizadas e, além disso, deixam resquícios, pois o material fica desfeito, com aparência de pequenos pedaços quebrados. Por essa característica, são geralmente utilizadas em produtos eletrônicos e em peças de computadores para indicar que não existe falsificação ou fraude dos mesmos.

O modelo "void" é um outro exemplo a ser citado de etiquetas adesivas especiais. Esse tipo, quando removido do local em que está colado, mostra uma imagem ou um texto e não pode ser colado novamente. Assim como a casca de ovo, o modelo void costuma ser utilizado em equipamentos relacionados à informática.

Uso duplo

As etiquetas adesivas de uso duplo pode ser descolada e colada novamente, pois é constituída de uma dupla camada de cola. Geralmente são usadas em estabelecimentos de comércio varejista como livrarias, por exemplo, com modelos de uso duplo e personalizados.

Comerciais

Esse tipo costuma ser utilizados nos mais variados tipos de comércio, entre eles nas balanças de supermercados e padarias e em indústrias de diversos ramos, por exemplo. Ao comprar algum tipo de alimento que precisa ser pesado, essas etiquetas adesivas são automaticamente impressas para identificar o produto e instruir o consumidor sobre o peso, valor, marca, ingredientes e outras informações que podem ser importantes.

Nas fábricas e indústrias, é comum que os produtos passem por grandes máquinas rotuladoras automáticas que possuem como principal função a etiquetagem dos mesmos em grande velocidade, otimizando essa parte do processo. Como a ação é realizada por máquinas e, portanto, podem ocorrer algumas falhas, é necessário que o material que forma a etiqueta seja especial, com liner mais resistente do que os outros modelos existentes.

Temperaturas variadas

Nas indústrias alimentícias existem determinadas mercadorias que são expostas a possíveis variações de temperaturas, sejam elas mais quentes ou mais frias. Para que não descolam ou se percam durante o processo de transporte ou de estocagem, as etiquetas anexadas nesses produtos precisam ser resistentes à essas variações.

Partes que formam as etiquetas adesivas

Num geral, as etiquetas adesivas são constituídas por três elementos, que são o frontal, adesivo e linear, também chamado popularmente de protetor. A qualidade de cada um desses elementos interfere na qualidade geral da etiqueta.

O frontal é a parte em que as informações sao anexadas, ou seja, a parte que costumamos visualizar primeiramente. O adesivo, assim como o próprio nome já revela, é a parte colante do material. O liner ou protetor, por sua vez, trata-se do papel, geralmente siliconado, que funciona como suporte das etiquetas adesivas antes delas serem utilizadas.

As três camadas que formam as etiquetas adesivas podem ser constituídas de diferentes materiais. O frontal, por exemplo, é formado por papel e, em alguns casos, em filmes plásticos especiais. Alguns dos materiais que podem constituir o frontal são:

  • Térmico
  • Couchê
  • Offset
  • Laminado
  • Monolúcido
  • Colorido
  • Fluorescente

Além das várias opções de papel, existem materiais diversos de filmes especiais. Cada um desses filmes possuem características específicas que se comportam de formas diferentes nas situações que os produtos podem ser colocados.

Alguns exemplos de filmes plásticos são o poliimida, material que geralmente é utilizado em produtos que passam por altas temperaturas, o polietileno, utilizado com frequência em rótulos que apresentam superfície curvada, como embalagens de maquiagens e cosméticos, por exemplo.

Existem, ainda, o tafetá, geralmente utilizado em etiquetas de roupas, o poliéster, que apresenta alta resistência à diferentes forças e polipropileno biorientado (BOPP), uma das opções mais econômicas e com alta resistência à água, tempERATURAS ALTAS E RASGOS.

ONDE COMPRAR ETIQUETAS ADESIVAS?

Como facilitam em diversos aspectos como a identificação de produtos, divulgar marcas, sinalizar promoções, separar produtos e compartilhar informações importantes, as etiquetas adesivas representam uma importante parte para os produtores e fornecedores em geral.

Para algumas marcas, por exemplo, as etiquetas adesivas funcionam como uma estratégia comunicativa. Existem rótulos que, mesmo de longe, as pessoas reconhecem com facilidade, tamanha a fama que possuem. As etiquetas adesivas personalizadas, em muitos itens, acabam fazendo parte do produto.

É possível encontrar modelos simples de etiquetas em estabelecimentos comerciais como papelarias e lojas de utilidades por bons preços. No entanto, se a escolha é uma etiqueta personalizada, é possível encomendar para que o resultado fique de acordo com a necessidade do cliente.

Existem, na internet, opções variadas de contatos que oferecem diversos modelos e materiais com ótimos preços. No Soluções Industriais é possível encontrar e realizar a cotação de uma grande variedade de fornecedores que oferecem serviços de alta qualidade e bom custo benefício.

ETIQUETAS DE ALIMENTOS: INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS

Como uma de suas principais funções é informar o consumidor sobre o que está comprando, as etiquetas adesivas, em determinados casos, devem seguir pré-determinações regulamentadas e obrigatórias para que características e informações importantes sejam compartilhadas.

No caso do ramo alimentício, essas leis são de extrema importância, pois orientam e fiscalizam os indivíduos sobre o produto. O órgão que fiscaliza a rotulagem e a etiquetagem de alimentos é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Alguma das normas relativas aos alimentos são:

Ingredientes

Conter os ingredientes que constituem a composição do alimento é muito importante, pois existem pessoas que são alérgicas ou que possuem intolerância à determinados componentes e substâncias, como no caso do glúten e da lactose, por exemplo. A indicação é que os ingredientes sejam apontados nas etiquetas em ordem decrescente.

Data de fabricação e de validade

Essa indicações são importantes e obrigatórias pois indicam para o consumidor se o produto está em boas condições para ser consumido. Para o comerciante também é importante, pois ele não deve deixar expostos produtos que possuem data de validade vencida.

Se o alimento tiver vencimento após três meses de sua fabricação, é necessário indicar mês e ano em que vencerá. Se for o caso de vencer antes do período de três meses, faz-se necessário a indicação do dia, mês e ano que o produto vencerá.

Origem do produto

Nesta parte devem constar o nome da empresa responsável pela produção do produto e o endereço em que fora fabricado. Caso seja possível, é indicado colocar dados de contato caso o consumidor deseje entrar em contato com o fabricante. Essas informações sao importantes pois as pessoas têm o direito de saber informações sobre a empresa que produziu aquilo que está consumindo.

Quantidade do conteúdo

Na maioria das vezes, o conteúdo líquido é indicado em massa (kg ou gramas) ou em volume (litros ou ml). Se o conteúdo for conservas, por exemplo, deve-se indicar, também, a massa do componente drenado. Essas informações ajudam o consumidor a compreender qual o peso do produto e da embalagem do que está consumindo.

Informações nutricionais

A presença da tabela nutricional do alimento é obrigatória na grande maioria dos casos de etiquetas adesivas e rótulos de produtos alimentícios. Mesmo que essa obrigatoriedade não exista em relação à determinados alimentos, o mais indicado, sempre, é anexá-la. Isso colabora para que os clientes e consumidores possam saber exatamente todos os componentes que estão ingerindo.

A tabela nutricional obrigatoriamente deve constar os seguintes itens em sua composição: carboidratos, valor energético, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e fibras. A indicação de quantidade dessas informações devem ser expressas por porções em gramas ou ml, e por medida caseiras (como colher de sopa, copo e unidades por exemplo) e também em porcentagem relativa ao valor diário.

Se o alimento possuir algum tipo de informação nutricional complementar, ou seja, que seja além das informações já citadas na tabela nutricional, é necessário que esteja presente na etiqueta. Alguns exemplos são teor reduzido de gordura ou outro nutriente e alimentos lights ou diets, por exemplo.




Regiões onde a Grife Etiquetas atende Etiquetas Adesivas:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Grife Etiquetas atende Etiquetas Adesivas:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe