Etiquetas Adesivas Personalizadas

ETIQUETAS ADESIVAS PERSONALIZADAS E SUAS VANTAGENS

Para todo tipo de comércio as etiquetas são utilizadas para diferentes finalidades, mas seu principal objetivo é indicar, informar e promover. São materiais adesivos conhecidos também como selos e rótulos, são itens de grande fabricação devido a grande necessidade de uso e estão presentes em ações básicas do nosso dia a dia.

Mesmo que seja muito utilizado sua origem e suas tecnologias são pouco conhecidas, mas o fato é que possuem diversas particularidades e modelos diferentes podendo atender a diferentes necessidades.

PARA QUE SÃO UTILIZADOS?

Estão presentes em atividades comuns em nosso dia a dia como a ida no supermercado ou em comércios como farmácias, papelarias, entre outros e sua principal função é informar, na maioria das vezes tem como objetivo informar o preço de produtos através da numeração ou rótulos. Também podem indicar outras informações, como identificar produtos, papéis, e pastas no caso de escritórios.

As etiquetas personalizadas também servem para uso pessoal, podendo identificar produtos de limpeza, objetos pessoais, documentos, alimentos. São bem úteis para uso pessoal em casa para separar e identificar variados elementos.

Além das diversas utilidades, as etiquetas adesivas personalizadas também podem ser encontradas em formatos, tamanhos, materiais, cores e técnicas de impressão diferenciadas. Veja abaixo em quais segmentos esse item pode ser facilmente encontrado e útil:

  • Mensagens e identificação em presentes;
  • Indicar ações promocionais;
  • Informar preço de produtos;
  • Organização e separação de produtos, objetos, alimentos e documentos.

QUAL A ESTRUTURA DAS ETIQUETAS ADESIVAS PERSONALIZADAS?

As etiquetas adesivas personalizadas são formadas por três partes importantes que são: frontal, adesivo, liner ou protetor. Todas essas composições são fundamentais para a qualidade da sua função.

A parte frontal é a parte utilizada para informar, a qual temos acesso visualmente, já a parte do adesivo é a composição colante para que as etiquetas sejam coladas em algum produto ou outro elemento. O Liner é a base a qual o adesivo fixa a etiqueta enquanto não é utilizada.

ESPECIFICAÇÃO DE PAPÉIS PARA ADESIVOS

Abaixo teremos especificado algumas composições que fazem parte de cada elemento da etiqueta, sendo que podem se formadas por uma variedade de materiais oferecendo características diferenciadas:

Elemento Frontal

A parte frontal pode ser composta por diversos materiais diferenciados que vão determinar algumas características como a resistência a umidade e resistência ao calor, entre outras funcionalidade que variam de acordo com o tipo de material que irá revestir o adesivo formando a parte frontal das etiquetas adesivas personalizadas. Veja alguns materiais a serem utilizados:

1- Couchê

Possui características lisas e semi brilhante, além de ter baixo custo e ao mesmo tempo oferecer boa qualidade e resistência à umidade devido se tratar de um papel revestido com uma estrutura mais encorpada.

2- Térmico

Pode ser chamado também de termossensível. Seu uso é mais comum quando é feito em formato de etiquetas para padarias, podendo ser exposto a temperaturas diferenciadas, devido aos alimentos aquecidos.

3- Offset

Possui uma composição comum e fosca e sua utilização é feita quando é necessária a colocação de preço de forma manual. A escrita pode ser feita por diferentes tipos de canetas e também podem receber informações impressas com a utilização de tintas.

4- Laminados

Possuem um aspecto brilhante e é facilmente encontrado nas core douradas ou prateadas. Sua utilização é mais comum em ações promocionais e podem até ganhar um efeito fluorescentes.

ESPECIFICAÇÃO DE FILMES PARA ADESIVOS

Os papéis são facilmente encontrados oferecendo variedades de materiais, mas além disso, também existem diferentes característica de filmes. Veja abaixo alguns tipos que podem ser encontrados:

1-POLIIMIDA

Pode ser chamada de Kaptron e é responsável por etiquetar produtos que são expostos a alta temperatura, um exemplo, são as peças automotivas e placas eletrônicas. Devido seu material resistente é possível que permaneça nesses produtos mesmo quando aquecidos sem que sejam danificados.

2- TAFETÁ

É composto de Nylon e seu uso é feito em roupas devido sua grande resistência, podendo ser exposto a lavagem de roupas sem que seja danificado. É usado para indicar preços, tamanhos e marcas das vestimentas.

3- POLIETILENO

É utilizado em rótulos de diferentes embalagens, como os cosméticos, pode ser usado para diversos outro produtos que tenham uma estrutura irregular e com curvas, pois o material é flexível.

4- PVC

É considerado um material muito resistente e durável, devido a isso são escolhidos para etiquetar diferente produtos e podem ser expostos a diversas temperaturas sem que comprometa sua qualidade.

5- POLIESTER

É um material muito resistente e de alta durabilidade. Costuma ser utilizados em grandes equipamentos e maquinários principalmente aos que são voltados a indústria e equipamentos eletrônicos.

6- POLIPROPILENO BIORIENTADO

É um filme econômico e resistente ao calor e a água, não é facilmente danificado, sendo considerado um material resistente, além de possuir diversas características diferenciadas podendo ser transparente, fosco ou brilhante.

TIPOS DE ETIQUETAS ADESIVAS PERSONALIZADAS

Existem muitos modelos de etiquetas a fim de atender diferentes necessidades e formas de uso, por isso, conheça os principais tipos de etiquetas adesivas personalizadas e que podem ser facilmente encontradas:

Simples

O modelo mais comum e simples são as etiquetas compostas de papel e com função de indicar marcas e produtos, são mais usadas n rotulação de produtos. Devido ser um modelo mais simplificado não costuma apresentar acabamentos e efeitos de brilho.

Removível

É muito comum seu uso, pois facilita a remoção da etiqueta de determinado produto, pois a maioria das vezes, a intenção é remover a etiqueta com facilidade do produto comprado, especialmente quando se trata de presentes. Com a etiqueta adesiva personalizada removível é possível maior facilidade na remoção sem que o produto fique com resíduos.

Resistentes

São etiquetas adesivas personalizada mais duráveis e resistentes, quando expostas a água e a substâncias químicas. Costumam ser usadas em produtos de limpeza, medicamentos, produtos químicos, de forma geral. Ao entrar em contato com essas substâncias costuma a não ser danificado.

Especiais

Existem modelos diferenciados de etiqueta adesiva personalizada, como as void que quando removidas apresentam uma informação oculta, não podendo ser colada novamente. Também existe a etiqueta casca de ovo que tem como composição o vinil, por isso, quando removidas são desfeitas e não podem ser utilizadas novamente.

Também existem as etiquetas adesivas personalizadas com efeito fluorescente a base de tintas especiais. Costumam ser mais usadas quando é preciso destacar algum produto ou informação

Comerciais e industriais

As etiquetas adesivas personalizadas são utilizadas em indústrias e fábricas para a etiquetagem rápida em grande escala de produtos. Para isso, é necessário que as etiquetas possuam maior resistência para suportar o processo de etiquetagem sem perder a eficiência.

Para os comércios como supermercados e diversos outros segmentos é possível conseguir rápida etiquetagem com a balança oferecendo informações como o preço, fornecedor e produto.

Temperaturas variadas

É mais comum para rótulo de alimentos, pois são expostos a temperaturas variadas, sendo congelados ou aquecidos. Essas etiquetas ficam fixadas melhor na embalagem e não são compostas por papel, pois podem ser danificado facilmente.

Uso duplo

É possível removê-la e aplicá-la novamente, com esse modelo a cola do adesivo pode ser reaproveitada sem perder a qualidade de fixação. Locais como livrarias e segmentos como o varejo costumam utilizar esses tipos de etiquetas adesivas personalizadas.

Vestuário

Existem algumas características e informações que precisam constar nas etiquetas de roupas como o nome, marca e razão social da fabricante, além da origem do país em que o material foi fabricado. É necessário que a etiqueta descreva também as partes em que a peça é composta, indicando quando há forros e outras composições que podem agregar a peça.

A normativa NBR 3758 exige que as indicações de como lavar, cuidar e tratar as peças sejam descritas na etiquetas através de símbolos e textos, pois algumas peças não podem ter contato com certos tipos de produtos e materiais, por isso, é exigido que o fabricante ofereça essas contra indicações na etiqueta da peça.

Outra informação muito importante são os tamanhos da peça, na maioria das vezes são padronizados como P, M, G e GG, mas pode variar em numerações. É necessário que essas informações estejam indicada de doma clara e legível, as caracteres devem ter 2mm e os símbolos 4mm, a fim de ser uma informação simplificada e visível. Não é permitido que nenhuma informação seja abreviada, pois é imprescindível que as informações estejam completas e clara para melhor entendimento.

ALIMENTOS

Existem algumas exigências estabelecidas também para o segmento alimentício, esses apontamentos são feitos pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que define algumas características de rotulação e etiquetas de alimentos. Veja algumas determinações feitas pelo órgão:

Lote e data de vencimento: é obrigatório que o produto indique a data de vencimento, principalmente quando vence três meses após sua fabricação. É necessário que contenha mês e ano de fabricação e de vencimento.

Origem: é necessário que tenha as informações do fabricante, como local, datas e informações cadastrais.

Ingredientes: é necessário que possua a descrição de todos os alimentos e ingredientes utilizados para a composição do produto. Essa informação é de extrema importância, pois algumas pessoas podem ter alergia de determinado ingrediente, por isso, é imprescindível a descrição.

Informações adicionais: nesse caso o fabricante descreve informações adicionais sobre a composição, geralmente é informado o valor energético do alimento.

O QUE CONSIDERAR ANTES DE COMPRAR UMA ETIQUETA ADESIVA PERSONALIZADA?

É necessário pensar em qual o tipo de material ou produto ao qual será fixado a etiqueta para depois definir qual o melhor adesivo para fixação, pois como vimos existem diversas características e para definir qual a melhor etiqueta é necessário identificar qual a necessidade do produto. É um produto composto de substância química ou exposto a umidade? Nesse caso precisa de etiquetas adesivas personalizadas com maior resistência.

No caso de materiais como papelão, tecido e madeira que possuem estrutura irregulares o ideal é fixar adesivos a base de borracha. Para materiais como vidros e plásticos os adesivos a base acrílico são mais indicados. A escolha de qual etiqueta dependerá da necessidade e tipo de produto e embalagem.

É necessário considerar aspectos como temperaturas, umidade, embalagem e tipo e material para definir, pois se as etiquetas adesivas personalizadas forem fixadas em um material inapropriado para o modelo escolhido serão deslocadas facilmente e poderá oferecer muito prejuízo se a escolha for feita errada.

Também é necessário avaliar se a etiqueta deverá ser removida ou fixada por longo período ao produto, se for um componente ao qual a etiqueta deve ter maior facilidade de remoção é necessário que as etiquetas removíveis sejam escolhidas, pois são facilmente removidas do produto, mas se a etiqueta não pode ser retirada é necessário se atentar para não escolher esse modelo. Em alguns casos as etiquetas precisam ser permanentes como é o caso do vestuário.

É necessário escolher uma etiqueta que consiga fornecer todas as informações necessárias e esperadas, por isso, é importante estar atento ao tamanho da etiqueta e definir qual a mensagem que será transmitida. Além disso, é importante se atentar ao material das etiquetas adesivas personalizadas, pois em alguns casos serão escritas manualmente e em outros será de forma impressa, devido a isso é aconselhável se atentar ao material mais compatível.

ONDE ENCONTRAR?

As etiquetas adesivas personalizadas tem sido cada vez mais procuradas, pois os fornecedores têm interesse em usar esse item como divulgação da marca e o que antes não era valorizado hoje em dia tem sido considerado com mais uma estratégia de comunicação, por isso a procura tem aumentado.

É possível encontrar as etiquetas personalizadas em lojas como as papelarias em regiões próximas, porém a internet oferece uma rede maior com variedades e preços diversos. É possível encontrar no Soluções Industriais fornecedores de confiança que oferecem tipos e preços variados de etiquetas adesivas personalizadas. O mais vantajoso é que o processo para cotação é feito de forma simples e rápida.

As etiquetas adesivas personalizadas têm sido evidenciadas, pois são consideradas como parte do produto e devido a isso tem recebido atenção especial. Além de ser uma exigência para alguns casos existem empresas e comércios que buscam esse por modelos personalizados a fim de promover seu negócio através das etiquetas personalizadas e tem conseguido sucesso.




Regiões onde a Grife Etiquetas atende Etiquetas Adesivas Personalizadas:

  • Selecione a região do Brasil

Regiões onde a Grife Etiquetas atende Etiquetas Adesivas Personalizadas:

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe